No dia 08 de novembro, o escritor Nilton José Mocelin lançou seu segundo livro na Casa da Cultura de Abdon Batista, contando a história dos imigrantes italianos e alemães que chegaram ao município no início do século XX.
A Jornada dos Imigrantes Italianos
Os italianos vieram da Província de San Nazario, Vicenza, Calábria e Lombardia, buscando uma vida melhor. Ao chegarem ao Brasil, receberam sementes, foice, machado, facão, espingarda e uma gleba de terra para trabalhar. Seguiram para Porto Alegre e, em seguida, para o norte do estado, onde enfrentaram dificuldades e desafios.
A Jornada dos Imigrantes Alemães
Os alemães, por sua vez, vieram da região de São Pedro de Alcântara, Biguaçu, Antônio Carlos e Rachadeu. Também enfrentaram as mesmas dificuldades e desafios.
O Estabelecimento em Abdon Batista
As primeiras famílias italianas chegaram em 1910, com Luiz Vezaro sendo o primeiro morador. Seguiram-se as famílias Mocelin, Bortoli, Santin e Guzatti, que se estabeleceram na comunidade de São Paulinho. Já os alemães chegaram por volta de 1921, com as famílias Besen, Hermes, Simioni, Wilpert, Conradi e Martendal se estabelecendo nas comunidades de Nossa Senhora das Graças, Santo Antônio e São José.
Uma Nova Vida em Abdon Batista
Os imigrantes encontraram um lugar desafiador, mas também cheio de oportunidades. Com trabalho e perseverança, construiram uma nova vida em Abdon Batista, que inicialmente se chamou Vargem, depois Vila Nova e, finalmente, Abdon Batista.
Homenagem aos Pioneiros
Nilton José Mocelin dedica seu livro aos pioneiros que ajudaram a construir Abdon Batista. O lançamento do livro foi um momento de orgulho para a comunidade, que celebra sua história e sua cultura.