No final desta quarta-feira (02), uma reviravolta no cenário eleitoral de Lages surpreendeu a todos com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Às 18h26, o ministro Floriano Marques, membro do TSE, proferiu uma sentença sobre o indeferimento da candidatura de Elizeu Mattos.
Para entender o contexto, a candidatura de Elizeu havia sido inicialmente indeferida pela 104ª Zona Eleitoral de Lages, decisão contra a qual a defesa de Elizeu recorreu. O TRE-SC, em segunda instância, julgou que não havia motivo para o indeferimento, liberando Elizeu para participar da eleição. No entanto, o Ministério Público Eleitoral recorreu dessa decisão, levando o caso ao TSE.
Nesta quarta-feira (02), o ministro Floriano Marques, em decisão monocrática, manteve a sentença original da Justiça Eleitoral de Lages, que indeferiu a candidatura de Elizeu. A justificativa do ministro foi que Elizeu renunciou ao cargo de prefeito, o que, segundo ele, configura uma razão para mantê-lo inelegível por oito anos, independentemente do motivo da renúncia.