Pesquisa DataSenado/Nexus revela panorama do posicionamento político entre os brasileiros. Mais de 21 mil pessoas foram entrevistadas
Pesquisa sobre o Panorama Político 2024, feita pelo DataSenado em parceria com a Nexus, revela que a maior parte dos brasileiros com posicionamento definido diz ser de direita. Os dados apontam que 29% dos entrevistados se identificam com esse espectro político, enquanto 15% dizem ser de esquerda e 11% de centro.
Os três grupos, juntos, somam 55% da população do Brasil. Os demais 45%, conforme o levantamento, disseram não se identificar com nenhum posicionamento político ou não souberam ou quiseram responder.
A pesquisa ouviu 21.808 pessoas de todos os estados do país entre os dias 5 e 28 de junho deste ano. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 1,22 ponto percentual. Esse é o maior levantamento já feito sobre o tema no Brasil.
Direita prevalece nos segmentos apurados
O número geral de 29% de direita, 15% de esquerda e 11% de centro independe de renda familiar, escolaridade, raça, gênero e estado. Os números revelam, no entanto, que quando se analisa cada segmento, separadamente, a direita também prevalece na maioria.
“Embora haja diferenças entre os segmentos, em todos a direita prevalece, à frente da esquerda e do centro, com exceção do grupo sem religião ou de brasileiros de religiões que não são a católica ou a evangélica”, diz Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.
Entre os evangélicos, por exemplo, 35% dizem ser de direita, 9% de centro e 8% de esquerda. Entre os católicos, são 28% de direita, 15% de esquerda e 10% de centro. No grupo “outras ou sem religião”, direita e esquerda empatam com 21%, enquanto o centro fica com 13%.