A Prefeitura de Abdon Batista e a Prefeitura de Cerro Negro receberam oficialmente o plano de negócio e o estudo de viabilidade do projeto do teleférico que ligará os dois municípios.
O estudo foi elaborado pelo Sebrae e confirma o grande potencial da iniciativa para transformar o turismo regional e impulsionar a economia local.
Agora, ambas as administrações darão andamento à busca por recursos e à articulação necessária para, num futuro próximo, tornar realidade mais essa grandiosa obra na Região dos Lagos.
O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, elaborado pelo SEBRAE, apresenta uma análise completa para a implantação do teleférico, que visa impulsionar o turismo regional, gerar emprego e renda, valorizar os atrativos naturais e promover o desenvolvimento sustentável.
A proposta considera a instalação de um sistema de teleférico sobre o lago da barragem Garibaldi, ligando o Mirante Santo Antônio (Abdon Batista) à margem oposta, em Cerro Negro. O estudo aponta que a estrutura é tecnicamente viável, financeiramente promissora em cenários otimista e moderado, e ambientalmente adequada com a devida mitigação de impactos.
O plano de negócio detalha ainda os investimentos necessários, estimativas de receita e retorno, estratégias de marketing, modelo operacional, análise SWOT e alternativas de financiamento, como parcerias público-privadas.
Além de um atrativo turístico, o teleférico é projetado como instrumento de integração regional e vetor de desenvolvimento econômico e sociocultural.